10 de out. de 2010

Brinquedo preferido!


O Theo está aprendendo a “brincar”!
No início, é normal qualquer cão não interagir com brinquedos.
O que fazer neste momento? O seu “líder” deve mostrar como utilizá-los, fazendo festa e jogando-os para o alto. Certamente, seu o cão ficará te olhando com aquela cara que não está entendendo nada, mas ele está te observando, sim. Você, como líder, tem que mostrar o quanto é divertido brincar!
E não pense em desistir! Dias atrás o Theo entregou para mim a bolinha que ele nunca pegava. E ele adora brincar com ela agora! Isso é muito importante porque brinquedos também são utilizados como recompensas e evita-se usar só petiscos. Com um brinquedo que o motiva, já é possível ensinar outros comandos como, por exemplo, o “busca”, que falaremos mais à frente.
Mas a dica que eu gostaria de deixar hoje é algo que ele fica alucinado, é muito barato e o entretem por um bom tempo.
Sabe aquela hora que você tem que sair, não tem tempo para dar muita atenção ao seu cão, ele ainda fica chorando para você voltar? Sinal que você precisa trabalhar mais com o enriquecimento ambiental. Isto é, mostrar ao seu cão que é divertido ficar sozinho e que ele poderá descobrir surpresas pela casa. Para isso, você deve espalhar brinquedos, petiscos, coisas que ele goste e também poderá experimentar este brinquedo que você mesmo o faz. Aprendi com o Alexandre Rossi e é o maior sucesso, vale tentar:
-         Você pega uma garrafa pet de 2 litros vazia e seca;
-         Faça vários buraquinhos nela com uma tesoura (cuidado para não deixar nada pontiagudo);
-         Coloque dentro dela um pouco de ração e petiscos picados;
-         Como é um brinquedo novo, você tem que ensinar seu cão como brincar. Mostre a ele que, conforme você movimenta a garrafa pelo chão, a ração e os pedacinhos de petiscos vão saindo pelos buracos.
Depois, deixe por conta dele!
Tudo bem que o brinquedo é praticamente descartável, pelo menos o Theo destrói a garrafa! Mas ela o mantém distraído até acabar a ração. Além de ser um divertimento e passatempo, ele também se alimenta enquanto está sozinho.
Faça furinhos pela garrafa
A ração vai saindo conforme o movimento










Como o Theo já é um profissional, não preciso fazer mais os furos. Coloco os petiscos dentro da garrafa, coloco a tampinha e deixo o resto com ele!

 "Consegui!!!"
Theo tentando tirar a tampinha... quase...

10 comentários:

  1. Amei a idéia!!!! vou fazer pros meus peludos.

    ResponderExcluir
  2. Muito criativo, parabéns pela idéia.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana e atual! Minhas 4 "meninas" vão adorar e assim, tb contribuir com o meio ambiente!!!

    ResponderExcluir
  4. A intenção é boa, mas garrafa pet pode ser como uma faca afiada...

    ResponderExcluir
  5. para cães pequenos acho legal, mas para cães com dente potentes, é arriscado pq eles acabam se cortando tentando destruir a garrafa

    ResponderExcluir
  6. As garrafas pet aqui em casa já tem destino certo: brinquedos do Wesley...mas nunca experimentei colocar ração dentro. A garrafa vazia já o deixa doido, principalmente se é de 2 1/2 litros que dá um certo trabalho p/"abocanhar"...
    Quanto a ficar como "faca" não há perigo - a garrafa fica torta, mastigada e destruida, não sobra nada liso o suficiente para funcionar como faca...
    Na verdade o perigo é quando chegamos com a garrafa cheia - se alcançarem.....

    ResponderExcluir